Um pedreiro que constrói com livros

Amigos, mais uma vez a coluna do Blog Inspiração Coletiva, inciativa da Brastemp. Hoje um post do conhecido Helio de la Pena.

Fantástico como a força de vontade faz muita diferença. Melhor ainda é a mudança de visão do pedreiro Evandro. Quando alguém não devolve o livro, ele comemora! ÍNCRÍVEL! Uma verdadeira mudança de paradigma.

Apreciem.

DC

A casa de Evando quando era a sede da biblioteca.

Fui até a Vila da Penha, minha terra natal, para apresentar a vocês uma figura das mais inspiradoras. É o pedreiro Evando dos Santos. Nascido em Sergipe, aprendeu a ler aos dezoito anos. E tomou gosto pela coisa. Tornou-se um leitor compulsivo. Inquieto e empreendedor, não guardou esta paixão para si. Sua vontade de promover o amor à literatura levou-o a criar uma incrível biblioteca comunitária. Em 1998 recolheu cinquenta livros de que o dono de uma loja queria se desfazer. Evando os pôs à disposição da vizinhança. E começou então sua cruzada pela leitura. Passou a receber um grande volume de doações e acumulava tudo em sua casa.

Evando tornou-se uma traça, passando a viver literalmente no meio dos livros. Há alguns anos fui à sua casa e seu acervo já passava dos trinta mil volumes. Tinha livro em todos os cantos da casa. A garagem deixou de existir, no seu quarto mal cabia a cama, até na cozinha era preciso entrar com cuidado para não derrubar uns livros na panela de feijão.

Evando criou um sistema bibliotecário inédito. Qualquer um podia tomar livros emprestados – quantos títulos quisesse. Não havia prazo para devolução e se o livro não fosse devolvido, comemorava: sinal de que o livro agradou e foi adotado pelo leitor. Sua ideia era desburocratizar a cultura.

Evando fez de tudo para avançar com seu projeto. Entrou em contato com jornais e rádios, incentivou doações que ia buscar pessoalmente. Conta que mais de quatro mil livros foram transportados em sacolas. O pedreiro ia de ônibus aos municípios mais distantes para enriquecer sua coleção. Na falta de estantes para tantas páginas, os livros eram empilhados por assunto na casa. A impressão era de completo caos, mas ele sabia onde estava cada um dos exemplares. E engana-se quem pensa que se trata de um amontoado de livros inúteis e ultrapassados. O acervo possui obras raras, como uma edição dos Lusíadas de 1805, a História do Brasil escrita por Robert Southey, editada em Londres em 1834, clássicos da literatura brasileira, francesa e russa. Evando é leitor, entre outros, de Lima Barreto, Machado de Assis e Silvio Romero.

O esboço do projeto de Niemeyer

Um dia, assistia à tevê quando viu Oscar Niemeyer dando uma entrevista. Ligou para a emissora e entrou em contato com o arquiteto, que se comprometeu a criar um projeto arquitetônico para sua biblioteca, caso Evando conseguisse um terreno. Com a ajuda do BNDES, Evando não só comprou o terreno, como financiou uma obra de mais de 600 mil reais. Hoje a biblioteca funciona diariamente das 6 às 23 horas num prédio de três andares próximo à sua casa. Conta com um acervo de mais de 47 mil obras e chama-se Tobias Barreto Menezes, poeta, filósofo, jurista dos tempos de D. Pedro II, autor predileto de Evando. Como diria Obama, Evando é o cara! Helio de la Pena

Tags: , ,

2 Respostas to “Um pedreiro que constrói com livros”

  1. Áurea Regina Says:

    Pura emoção…

    Parabéns pela tua dedicação e sensibilidade.

    Meu afetuoso abraço.

    Áurea

    e/t:-estou assistindo “Sem Censura”…

  2. cristina alves Says:

    querido amigo tambem adoro ler a alguns anos quando menina adolescente li um livro onde a historia era dentro da casa no porao havia o irmao do dono da casa e ele estavava preso dentro de uma jaula o dono da casa se apaixonou pela moça acho q era empregada e se chamava acho q era antonia nao tenho certeza tambem tinha um lugar onde eles fazia croche os homens nao era as mulheres era os homens nao lembro do nome se vc ja leu mande pra mim o nome do livro obrigada e parabens cristina mande o resposta para

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: