Arte urbana

O intuito dessa temática é expor o lado contestador da arte. Ao procurar na internet algumas referências, encontrei no Blog “Gilnei-os” um post sobre o artista inglês conhecido como Banksy. Suas intervenções urbanas são fantásticas! Segue uma transcrição do post e algumas fotos!

Sabe quem é Banksy, o inglês de Bristol? Não! Tudo bem! Sua identidade é incerta. Não vai encontrar a foto do cara por aí. Agora, os seus trabalhos sim. Afinal são notórios, apreciados em vários lugares do mundo. Por isso, ele é o anônimo mais famoso do planeta.

Banksy é artista de rua, cujos trabalhos em stencil são marcados, sobretudo, pela provocação. As obras do cara são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras. (Cf. Wikipédia)

Banksy ganhou notoriedade por espalhar mensagens de grafites por muros e edifícios-ícones do mundo todo, incluindo o muro da Cisjordânia. Ele também colocou um boneco inflável representando um prisioneiro de Guantánamo na Disneylândia.

Banksy não constuma dar entrevistas. Mas dia desses, em fevereiro/2010, no Festival de Cinema de Berlim, ele “apareceu”. Quer dizer, mandou uma mensagem em vídeo para a audiência do evento, no qual, apareceu com a cabeça coberta e a voz modificada. Neste vídeo o cara falou sobre seu primeiro filme, o documentário Exit Through the Gift Shop: “A arte de rua tem vida curta, então precisava ser documentada”, disse Banksy. (BBC Brasil)

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Arte urbana”

  1. kourtnie Says:

    how do i join

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: