Imagine só…

Acho que todos que frequentemente utilizam a internet já sabem a potencial ferramenta de multiplicar as coisas que ela é. Se um vídeo que faz sucesso consegue atingir a marca de milhões de acessos em horas, imagine só o que poderia fazer pensando em algo útil para a sociedade.

Esse efeito de potencializar as coisas apenas é o começo. Ainda não sabemos como utilizar esse efeito de irradiação da melhor forma possível.

Clay Shirky, professor da Universidade de Nova Iorque, nos mostra nesse vídeo o quanto do “superávit cognitivo” que é a colaboração voluntária em massa através da internet pode fazer.

Clay Shirky: Como o superávit cognitivo mudará o mundo.

Resumo: Clay Shirky analisa o “superávit cognitivo” – o trabalho online compartilhado que realizamos com os nossos ciclos cerebrais extras. Enquanto estamos ocupados editando a Wikipedia, postando informações no Ushahidi (sim, e até mesmo repassando fotos engraçadinhas de gatos…), estamos construindo um mundo melhor e mais cooperativo.

Imagine só canalizar esse potencial todo para a eqüidade, justiça social, redução da desigualdade e pobreza. Acho que tem futuro.

Imagine só.

DC

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: