Resumo Pictográfico Semanal

Notícias importantes para pensarmos…

2ª: BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em seu programa semanal de rádio que ao deixar a Presidência deseja passar para outros países a experiência das políticas sociais adotadas no Brasil. “Tenho que aproveitar o acúmulo dos acertos que nós tivemos em política social no Brasil, e que são muitos, para que a gente possa trocar experiência com os países, por exemplo, da América Central, com os países da América do Sul, com os países do Caribe e com a África”, disse Lula no programa “Café com o Presidente”, após um giro em países africanos. “É preciso que a gente faça com que o mundo saiba que é possível, sabe, a gente construir um outro mundo”, acrescentou. O presidente, no entanto, não especificou como pretende fazer isso. Hum.. eu sei como. Ainda não está claro?

3ª: Por Kate Kelland LONDRES (Reuters) – Pelo menos 10 milhões de mortes causadas pela Aids podem ser evitadas até 2025, e milhões de novas contaminações pelo HIV podem ser prevenidas anualmente, caso os países reavaliem a forma como pretendem alcançar as metas de tratamento da doença, disse na terça-feira o programa da ONU para a Aids (Unaids).

4ª: Por Iain Blair LOS ANGELES (Reuters) – O que há de errado com este filme? O lançamento mais comentado desta temporada não tem robôs, vampiros, alienígenas, brinquedos nem personagens dos quadrinhos. E nem mesmo é em 3D! Mas o que “A Origem”, que estreia na sexta-feira nos EUA, tem é Leonardo DiCaprio no papel principal, o diretor Chris Nolan, de “Cavaleiro Negro”, e ideias suficientes para afundar um Titanic. Essa ficção científica de alto orçamento sobre ladrões de sonhos lança o espectador nas profundezas obscuras e perturbadoras do inconsciente, onde tudo vale, mas nada é o que parece. Numa cena assustadora, a mulher do protagonista Dom Cobb (vivida por Marion Cotillard) comete suicídio na frente dele. Ou será só na cabeça de Cobb? “Sempre fui fascinado pelos sonhos, pela memória e a percepção, e me pus a explorar mais essas áreas neste filme”, disse Nolan, que já havia tratado do tema em “Amnésia”. Para manipular a percepção de realidade da plateia, ele usou “equipamentos bizarros” e “tipos bizarros de instrumentos de tortura”, especialmente nas várias cenas de levitação. “Quis deixar a plateia se perguntando o que exatamente está acontecendo”, disse Nolan. E ele não está brincando. Não vi o filme, mas se provoca o espectador a pensar, já vale para estar aqui.

5ª: Por Karina Grazina. BUENOS AIRES (Reuters) – A Argentina tornou-se o primeiro país latino-americano a autorizar homossexuais a se casarem e adotarem filhos, desafiando a oposição católica para engrossar as fileiras dos poucos países, em sua maioria europeus, que já contam com leis semelhantes.

6ª:  Do G1, com informações de agências. O Senado dos EUA aprovou nesta quinta-feira (15), com 60 votos a favor e 39 contra, o projeto de reforma regulatória do sistema financeiro do país. A nova lei representa a maior reforma de Wall Street desde a Grande Depressão, em 1930 e dá ao presidente americano Barack Obama uma importante vitória política. A legislação, que tem o objetivo de evitar outra crise como a que afetou a maior parte dos mercados mundiais entre 2008 e 2009, deve ser sancionada por Obama na próxima semana, segundo a Casa Branca. Com cerca de 2 mil páginas, o documento aprovado impõe limites à capacidade dos bancos de fazerem investimentos especulativos arriscados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: