Arte, tecnologias e as emoções

Faz 2 dias que terminei de ler o livro “Conquistando o Inimigo” de John Carlin. Ganhei-o na promoção do Blog “Ouro de Tolo”.

Realmente um livro emocionante. Ele narra a saída de Nelson Mandela da prisão, sua ascensão à presidência e como o brilhante líder criou um espírito de nação através do rugby, esporte símbolo do apartheid.

Após terminar o livro pesquisei na internet sobre imagens e vídeos da final da Copa do Mundo de Rugby e 1995, ápice do livro. E uma experiência nova surgiu na minha vida.

Quando lemos um livro nossa imaginação voa alto. Criamos o mundo descrito pela narrativa do autor. Ficamos tristes, alegres, sofremos com o protagonista do livro, choramos. Porém, até a revolução da internet, nossa imaginação era a nossa única forma de visualizar as cenas. Com a tecnologia de transmissão, gravação de cenas e, principalmente, de divulgação em massa, essa experiência ficou mais vívida.

Encontrei no youtube a cena final do livro. Parecia que era íntimo das pessoas que apareceram no vídeo. Sabia cada movimento que seriam feitos. O capitão do time, Francois Pienaar, Nelson Mandela, até os seguranças do presidente. Parece que fiquei mais completo após ver as cenas reais.

Mas e quando lemos um livro e sua adaptação para filme fica aquém? É porque nossa imaginação, ao ler, foi melhor, para nós, do que o filme. Por isso saimos com a sensação de que ler o livro foi melhor. Apesar disso tudo, esse jogo de imaginação e realidade é bom demais….. 

Esta é a magia da arte: Literatura e Vídeos somam-se para fazer você imaginar, vivênciar e se deslumbrar com tudo.

Além do mais, ler esse livro em época de Copa do Mundo na África do Sul foi uma emoção a parte. Quando falava-se do estádio Soccer City, lembrava de minhas imaginações nas passagens de Nelson Mandela discursando, como descrito no livro.

Foi um momento memorável em minha vida. Imaginação, observação, vivência, tudo acontecendo junto. Tudo isso graças a um excelente livro.

Fica aqui um depoimento. Ler é bom demais.

Abraços,

DC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: