Para reparar o nosso modo de ler

Estou lendo o livro “Como e Por Que Ler” de Harold Bloom, um dos maiores críticos literários contemporâneo. Na introdução ele defende alguns princípios que deveríamos adotar para recuperar o hábito da boa leitura. Achei interessante dividir isso com todos.Vou transcrevê-los:

  1. Livrar a mente da presunção: Presunção aqui implica discurso artificial, cheio de chavões ou termos identificados a um grupo específico (acadêmico, técnico).
  2. Não tentar melhorar o caráter do vizinho, nem da vizinhança, através do que lemos ou de como fazemos: A autoperfeição já é um projeto suficientemente grande para nós mesmos.
  3. O estudioso é uma vela acesa pelo afeto e pelo gosto de toda a humanidade: Não devem0s recear o fato de nosso crescimento como leitores parecer por demais autocentrado, pois, se nos tornarmos leitores autênticos, os resultados dos nossos esforços nos afirmarão como portadores da luz a outras pessoas.
  4. Para ler bem é preciso ser inventor;
  5. Resgatar a ironia: Ele cita a infinita ironia presente em Hamlet, onde as palavras quase sempre têm significados diferentes dos literais, sugerindo às vezes o oposto do que se diz.

Confesso que a leitura desse livro está bastante difícil para mim. Ele descreve as obras com tanta intimidade (muitas delas ainda não li) que o livro tem horas que fica chato.

Se pararmos para olhar essas diretrizes, vemos que podemos pensar um pouco sobre elas e carregar algo em nossa vida.

Se pararmos para pensar, o ganho para este Blog é infinito!

Abraços,

DC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: