Apêndices de Icaraí

Moro em Niterói, RJ. Uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes. Ou mais. O motivo de escrever esse post é para descrever uma perda cultural da cidade. Não estou falando de patrimônio urbanístico, um artista ilustre ou algo parecido. Estou falando da identidade histórica do município.

Pense comigo: Por que o bairro de Icaraí tem esse nome? Santa Rosa? Charitas?

Pois bem, hoje vejo a perda dos nomes em função da especulação imobiliária. Santa Rosa hoje é Jardim Icaraí. Outra parte já virou recanto de Icaraí. Moro no Fonseca, um bairro tradicional da nossa cidade, berço de um Jardim Botânico, um mini-zoo que hoje é referência em resgate e recuperação de animais. Acho que no futuro ele vai virar meio fio de Icaraí, ou quem sabe calçada. Não sei.

Só sei que não posso ficar em silêncio e ver toda a história do meu município ir para o ralo. Cubango, São Lourenço, São Francisco… Esses nomes, a história dos bairros, não podem virar apenas páginas de livros.

Deixo aqui meu protesto. Não quero que minha cidade vire apêndices de Icaraí.

Saudações,

DC

Tags: , ,

Deixe um comentário

