Ausência

Olá caros leitores!

Para os que acompanham constantemente o blog, esse período de ausência de atualização é um ponto de interrogação na cabeça, não é? Mesmo na ausência, consigo provocar as pessoas. Ainda bem. É esse meu objetivo aqui.

Passei por uma semana muito atribulada, não conseguindo dar a devida atenção a esse espaço. Infelizmente estou sozinho (ainda) nessa empreitada para escrever, selecionar textos, garimpar poemas, imagens… Pois bem, espero que agora tenha conseguido terminar as pendências (espero!). Mas, aproveitando o tema “ausência”, poderemos levantar algumas indagações que levem você a se perguntar sobre essa idéia.

Há diferença entre o  “Nada” e a “Ausência”? Para mim, a ausência pressupõe a existência de algo, já o “Nada” é o contrário da existência. Será que compliquei? 

A própria palavra “ausência” possui uma dicotomia em sua essência. Quando sentimos a ausência, ela se faz presente. E se está presente, não está ausente. Não é?  Engraçado né? A vida é uma grande dicotomia: corpo/alma, amor/ódio….

Carlos Drummond escreveu sobre a ausência e ele fala assim:

Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Incrível como a vida é muito maior, e mais complexa, do que vontade do homem de enxergá-la de forma única. A busca pela teoria unificadora da física… Simplificamos os problemas para poder entendê-los e resolvê-los, porém nunca fazemos o caminho contrário, a de juntar tudo e enxergar o sistema complexo, de novo.

Coloquei alguma pulga em sua orelha? Fiz você pensar em algo? Espero que sim…

Abraços a todos,

DC

Tags: , ,

2 Respostas to “Ausência”

  1. pexa Says:

    Maravilhoso, como sempre, adorei e amei, ah a ausência…
    abraço grande!!!

Deixe um comentário